Translate

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Internacional para Eliminação da Violência e Discriminação Racial




As crianças não sabem sobre a discriminação racial.
1982, Cidade do Cabo, África do Sul. Foto da ONU.
O Dia Internacional para Eliminação da Violência e Discriminação Racial é comemorado anualmente em 21 de março. Nesse dia, em 1960, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas em uma manifestação pacífica contra o apartheid (pass laws), em Sharpeville, África do Sul. Ao proclamar o Dia em 1966, a Assembléia Geral das Nações Unidas exortou a comunidade internacional a redobrar os seus esforços para eliminar todas as formas de discriminação racial (resolução 2142 (XXI)).

Desde então, o sistema do apartheid na África do Sul foi desmantelado. Leis e práticas racistas foram abolidas em muitos países, e temos construído um quadro internacional de combate ao racismo, orientado pela Convenção Internacional sobre a Eliminação da Discriminação Racial. A Convenção está próxima à ratificação universal, ainda assim, em todas as regiões, muitos indivíduos, comunidades e sociedades sofrem da injustiça e do estigma que o racismo traz.

O primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, lembra-nos da nossa responsabilidade coletiva de promover e proteger este ideal.

Manifesto

O Barcelona Futebol Clube e a Unesco lançaram, nessa segunda-feira, um vídeo com mensagens de astros do futebol para combater o racismo. O filme, que marca o Dia Internacional para Eliminação da Violência e Discriminação Racial, conta com Lionel Messi, Seydou Keita e Gerard Piqué.

Na mensagem de 33 segundos, Messi é o primeiro a aparecer com um spray na mão dizendo que a parceria da Unesco com o Barcelona pretende combater o racismo. De acordo com a Unesco, a educação e o esporte ajudam no bem-estar de crianças e jovens, incluindo a promoção do diálogo, entendimento mútuo e coesão social. Em mensagem, o Secretário-Geral da ONU disse que em 2011, o Dia está consagrado a combater a discriminação de que são objeto os afrodescendentes.

Ban Ki-moon chamou a atenção do mundo para a necessidade de acabar com atitudes públicas e privadas que perpetuam o racismo.

Veja o vídeo:


Fonte:
http://www.un.org/en/events/racialdiscriminationday/http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/193570.htmlhttp://www.youtube.com/watch?v=nKe-oQH2Mz0

Recomendado para você


Nenhum comentário: