Translate

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Aviões hipersônicos são "inevitáveis", diz NASA




Conceito artístico do hipersônico Lockheed Martin SR-72
A NASA, agência espacial norte-americana, diz que os aviões hipersônicos são "inevitáveis"

Durante um fórum sobre o futuro da aeronáutica, representantes da NASA descreveram a inevitabilidade dos aviões de passageiros capazes de viajar a uma velocidade de cerca de 4.800 km/h. 

A aeronave hipersônica não só permite uma viagem de passageiros mais rápida, mas também pode levar a uma resposta mais rápida à tragédias de ordem global.

Tecnologia veloz

Em um fórum aeronáutico, realizado no mês passado, grandes mentes de líderes tecnológicos globais falaram sobre o futuro do vôo e da aeronave. O fórum recebeu palestrantes da NASA, Mojave Air e Space Port, e membros do U.S. House Committee on Science, Space, and Technology.

Você pode imaginar viajar para qualquer ponto do mundo em apenas algumas horas, ou menos? Ir mais rápido do que a velocidade do som é a nova fronteira da aviação, uma vez que os tempos de viagem parecem ter estagnado nos últimos 30 anos. 

O diretor do Centro de Pesquisa de Vôo Armstrong, da NASA, David McBride, afirmou que a tecnologia para os aviões de passageiros supersônicos (mais rápidos do que a velocidade do som) e hipersônicos (cinco ou mais vezes mais rápidos que a velocidade do som) estão bem ao nosso alcance.

"É inevitável que as tecnologias hipersônicas aconteçam", disse Curtis Bedke, ex-chefe da força aérea norte-americana (USAF).

Tecnologia veloz - O futuro do vôo hiper-rápido pode decolar muito em breve | Crédito: NASA

Um desenvolvimento recente, na obtenção de aeronaves hipersônicas destinadas ao grande público, vem do projeto de pesquisa militar conjunta entre Estados Unidos e Austrália chamado Hypersonic International Flight Research Experimentation (HIFiRE). 

O motor-foguete desenvolvido por eles passou por testes com a ajuda da Boeing, a maior empresa aeroespacial do mundo, e do Centro Aeroespacial Alemão (DLR). O sistema atingiu uma altitude de 278 quilômetros, a uma velocidade 7,5 vezes mais rápida do que a velocidade do som.

Indo Além

"O que é excitante sobre o setor aeroespacial hoje é que estamos aqui, de repente, em um ponto onde as coisas estão acontecendo em todo o mundo, em áreas em que simplesmente não acontecia nada por um bom tempo", disse o ex-general da USAF, Curtis Bedke.

A tecnologia está crescendo rápido. Os sistemas de vôo super-rápidos, bem como os sistemas rápidos de viagens terrestres, costumavam parecer conceitos desenhados completamente da ficção científica. Mas as inovações tecnológicas tornam possíveis muitas impossibilidades anteriores. 

O tempo dos vôos super-longos parece estar dando lugar à era da viagem hiper-rápida. Além das viagens de lazer, os aviões hipersônicos vão poder melhorar a resposta durante emergências médicas e socorro a desastres.

Referências: ScienceAlert, Space.com | Fonte: Futurism.com (tradução livre)


Nenhum comentário: