Translate

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Teletransporte Quântico via Buracos de Minhoca Atravessáveis





Buraco de minhoca atravessável, uma chave para o teletransporte quântico

Os buracos de minhocas transversíveis têm sido uma fonte de fascínio como um método de transporte de longa distância. Este fenômeno tem uma interpretação interessante no contexto de ER=EPR, ou em poucas palavras, com relação a buracos de minhoca no espaço-tempo (ER) e emaranhamento quântico (EPR). E pode estar relacionado à teletransporte quântico.

O também chado chamado relacionamento ER=EPR foi proposto por Juan Maldacena e Leonard Susskind em 2013. Significa que a ponte de Einstein Rosen (ER ou buraco de minhoca), entre dois buracos negros, é criada por EPR-igual (Einstein-Podolsky-Rosen, ou emaranhamento quântico) entre os microstatos dos dois buracos negros. Esta equivalência ER=EPR foi explorada em mais detalhes em um artigo precedente.

Esses buracos de minhoca atravessáveis são realmente atraentes, mas exigiriam matéria que viole a condição de energia nula. Esta condição afirma que a energia do estresse experimentado por um raio de luz não deve ser negativa. 

O problema é que esta condição tem que se aplicar em teorias clássicas fisicamente razoáveis, mesmo que, na teoria do campo quântico, já sabemos que a condição de energia nula é falsa. No entanto, uma equipe conjunta de Harvard e Princeton acaba de mostrar como é possível renderizar um buraco de minhoca que pode ser percorrido após a retroação gravitacional sem violar a causalidade.


Em um trabalho recente, a equipe liderada por Ping Gao propôs uma nova abordagem para manter aberto um buraco de minhoca. Este resultado teórico foi obtido pela adição de certas interações que combinam os dois limites do eterno AdS-Schwarzschild, resultando em um tensor de tensão de matéria quântica com energia nula média negativa. 

Isso mostra que a ponte Einstein-Rosen de um buraco negro BTZ torna-se ligeiramente transponível após a adição de um acoplamento de dois limites. Fazer isso permite que o buraco de minhoca permaneça aberto, apenas por um adequado pequeno tempo, na região interior.
O buraco de minhoca atravessável encontrou uma interpretação interessante no contexto de ER=EPR. Maldacena e Susskind conjecturaram que qualquer par de sistemas quânticos emaranhados são conectados por uma ponte Einstein-Rosen (o buraco de minhoca não transpassável). A diferença crucial em nosso trabalho é que permitimos a interação entre os sistemas emaranhados, o que é assumido como insignificante em ER=EPR. O que nós mostramos é que, neste caso, a ponte de Einstein-Rosen pode abrir para se tornar um buraco de minhoca.

A descoberta, da possibilidade teórica de buracos de minhoca atravessáveis, ​​pode levar a múltiplas aplicações da melhoria nas redes de telecomunicações quânticas para um possível sistema de teletransporte no futuro.

Continue lendo em: https://www.quantamagazine.org/newfound-wormhole-allows-information-to-escape-black-holes-20171023/ (inglês)


Vídeo: David Kaplan explora um dos maiores mistérios da física: a aparente contradição entre a relatividade geral e a mecânica quântica.


Recomendado para você

Nenhum comentário: