Translate

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

10 curiosidades sobre o Universo




Universo é tudo o que existe fisicamente, a soma do espaço e do tempo e as mais variadas formas de matéria, como planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico. 

O universo observável tem de raio cerca de 46 bilhões de anos-luz. A observação científica do Universo levou a inferências de suas fases anteriores. Estas observações sugerem que o Universo é governado pelas mesmas leis físicas e constantes durante a maior parte de sua extensão e história. 

O Universo conhecido contém aproximadamente cem bilhões de galáxias, reunidas em grandes grupos e separadas por vastos espaços vazios. Os espaços vazios do Universo podem estar repletos de matéria escura, de natureza ainda desconhecida. 

De acordo com o modelo científico vigente, conhecido como Big Bang, o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada Era de Planck

Segundo a teoria da relatividade geral, o espaço pode expandir-se a uma velocidade superior à da luz, embora possamos ver somente uma pequena fração da matéria visível do Universo devido à limitação imposta pela velocidade da luz. É incerto se a dimensão do espaço é finita ou infinita. Trezentos mil anos depois do Big Bang, teriam surgido átomos de matéria. As formas de vida teriam aparecido 11,2 bilhões de anos depois.

Veja a seguir uma lista com as 10 mais incríveis curiosidades até hoje descobertas sobre o Universo:

Se colocássemos a história do Universo num calendário de 365 dias, o Big Bang ocorreria em primeiro de janeiro, a vida na Terra surgiria em 30 de setembro e os primeiros hominídeos nasceriam em 30 de dezembro.

O elemento mais abundante do Universo é o hidrogênio (93%), seguido do hélio (quase 7%). O restante é constituído dos elementos que conhecemos como oxigênio, ferro, fósforo, carbono…

Estrelas, constelações e galáxias formam somente 4% do Universo. O resto é constituído de matéria e energia escuras, que os astrônomos fazem pouca idéia do que são.

A maior galáxia do Universo conhecido (ou observável) é a IC1101, com aproximadamente 100 trilhões estrelas.

A maior estrela conhecida do Universo é a VY Canis Majoris, com porte 1 800 a 2 100 vezes maior do que o do Sol.

A cada segundo, em algum lugar do Universo, uma estrela explode e brilha mais do que toda uma galáxia.

Os astrônomos estimam em 275 milhões o número de estrelas que nascem por dia.

Se uma estrela está situada a uma distância igual a 50 anos-luz da Terra, a luz que vemos hoje é aquela que ela emitiu há 50 anos.

Se estivesse olhando para nosso planeta nesse momento, um alienígena situado num planeta a 100 anos-luz de distância enxergaria a Terra em 1916, há exatos 100 anos atrás.

Uma viagem só de ida a Alpha-Centauri, a estrela mais próxima do Sol levaria 70 mil anos.

Recomendado para você

Nenhum comentário: