Translate

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Heliosfera, a maior coisa que possuímos no Sistema Solar




Acredite se quiser: existe algo maior que o Sol em nosso Sistema Solar. O Sol é uma estrela, por isso, é muito maior até mesmo do que Júpiter, o maior planeta do nosso sistema. Mas ele não é a maior coisa no sistema que gira em torno dele. É algo feito do próprio Sol, mas que é praticamente invisível para nós. A atmosfera exterior do Sol gera uma bolha magnética enorme, chamada de heliosfera, que é a maior estrutura contínua do Sistema Solar.


A Terra e Júpiter são planetas. Eles não têm explosões nucleares dentro deles. O Sol é uma estrela e tem uma gigantesca azia. Esta bola de gás e plasma é grande o suficiente para ter o tipo de pressão interna que força o hidrogênio a se transformar em hélio através da fusão nuclear. Júpiter é grande o suficiente para comportar 1.000 Terras. No entanto, 1.000 Júpiteres cabem dentro do nosso Sol. 

Lá no fundo da nossa estrela, onde milhões de toneladas de hidrogênio se fundem em hélio a cada segundo, o calor resultante, ao lado de outros tipos de energia, move-se em direção à superfície, trazendo junto um monte de partículas carregadas. Um inferno nuclear como este também bagunça o campo magnético solar.

Eventualmente, tudo atinge a superfície do sol, onde as coisas ficam violentas. Não há nada lá para parar a luz solar, as partículas carregadas e o campo magnético de viajar para o espaço. Os buracos nas camadas superiores da atmosfera do sol vazam continuamente um vento de partículas carregadas. 

A estrela, por vezes, tem episódios onde rajadas de campos magnéticos e até 1 bilhão de toneladas de matéria carregada são atiradas de sua superfície a milhões de quilômetros por hora. Manchas solares lançam erupções magnéticas que são as explosões mais poderosas de nosso Sistema Solar.

Os cientistas chamam essa explosão toda de heliosfera. O campo magnético da Terra e sua atmosfera densa nos protegem de seus piores efeitos. Esta corrente de partículas carregadas e campos magnéticos flui principalmente em torno de nós e segue viajando até passar por Júpiter e segue ainda muito além da órbita de Plutão.

A heliosfera começa a perder energia logo após que sai do Sol, por isso tem que terminar em algum lugar. Ninguém sabe ao certo o quanto distante essa bolha magnética solar alcança, antes que se torne demasiada fraca para repelir o vento interestelar. Uma coisa nós sabemos: a heliosfera envolve todo o Sistema Solar, incluindo o Sol. É definitivamente a maior estrutura contínua que possuímos. 

Fonte: KnowledgeNuts - tradução livre

Recomendado para você

Nenhum comentário: